FANDOM



Coragem é o protagonista principal e o personagem titular da série Coragem, o Cão Covarde. Ele é um cachorro rosa que foi encontrado por Muriel Bagge depois que ele escapou da clínica veterinária Pets de Amanhã na cidade de Lugar Nenhum.

AparênciaEditar

Coragem é um pequeno cão rosa vira-lata com orelhas pretas finas, mas longas. Ele tem um nariz preto e pequenos membros. Seu dedo do meio do pé parece sempre apontar para a frente, independentemente da postura, fazendo parecer que Coragem está sempre virado na ponta dos pés. Ele tem numerosos grandes dentes semelhantes a humanos, tendo um dente com um buraco circular. Ele tem três manchas pretas nas costas.

PersonalidadeEditar

Coragem, como sugere o título da exposição, é um cão extremamente covarde e ansioso, que se assusta com facilidade por praticamente qualquer coisa. Apesar disso, quando ele ou seus donos estão em completo perigo, ele não faz nada para salvá-los.

Embora ele esteja disposto a arriscar sua própria vida para proteger Muriel a todo custo, sua irracionalidade às vezes faz com que os outros duvidem de sua intuição. Coragem tem sido apresentado como um personagem quase totalmente desprovido de egoísmo, trabalhando para beneficiar outros, geralmente com pouca ou nenhuma consideração pelo seu próprio bem-estar, e arriscando sua própria vida dezenas de vezes simplesmente para garantir a segurança de seus donos.

Embora seu proprietário, Eustácio, seja cruel com ele, ele não se ofende com suas palavras duras e truques cruéis, especialmente em comparação com Muriel. Isto é mais provável porque ele aprendeu a lidar com piadas cruéis do homem invejoso e temperamento curto ao longo do tempo. Apesar disso, Coragem demonstrou também se preocupar com a segurança de Eustácio—embora não tanto quanto a de Muriel—e fará grandes esforços para protegê-lo do perigo. Em algumas ocasiões, Coragem se juntou a Eustácio em uma tentativa de salvar Muriel ou eles mesmos do perigo.

Coragem não fala muito particularmente. Quando aflito, ele fala em uma linguagem de cachorro sem sentido, mas quando está calmo, Coragem mostra que ele de fato fala a língua dos humanos—embora poucas pessoas prestem atenção nele quando ele realmente fala. Ele geralmente comunica suas emoções através de ganidos e uivos, como presumivelmente prefere.

Coragem é um tanto infantil em seu tempo livre, já que ele expressa interesse em gozar, brincar com brinquedos e construir castelos de areia, assim como outras atividades infantis ou caninas.

HistóriaEditar

Corajito

Coragem como filhote de cachorro em Lembranças do Passado de Coragem

Apesar de ser citado apenas em um só episódio, Coragem quando filhote conhecia sim os seus pais como mostrado no episódio Lembranças do Passado de Coragem. Quando filhote, Coragem foi separado a força de seus pais devido a um experimento forçado feito pelo veterinário. Nesse episódio Coragem acaba perdendo os seus pais, pois ambos foram enviados a força em um foguete ao planeta Júpiter para participar de um experimento de criação de uma colônia de cachorros hiper fortes no planeta feito pelo veterinário.

Coragem mesmo sendo filhote tenta salvar os seus pais, mas acaba sem sucesso devido ao veterinário que começou a persegui-lo. Sem querer Coragem acaba caindo na saída de lixo do prédio, onde cai em um beco e acaba vendo o foguete onde estava o seus pais sendo lançado para o espaço.

Depois de ficar chorando durante um tempo no lixo, ele foi encontrado por Muriel. Muriel teve pena dele e levou-o para casa com ela. Ela o nomeou de Coragem. Então a partir desde dia ele começou a viver sobe os cuidados de Muriel.

Poderes e HabilidadesEditar

Coragem é mostrado fazendo muitos feitos irrealistas e impossíveis de um personagem típico de desenho animado. Este é um conceito conhecido como Toonforce, permitindo-lhe realizar grandes feitos que não seguem as leis da física. No entanto, estes parecem ser feitos para efeito cômico, em vez de habilidades que Coragem pode realmente controlar.

Pulmões PoderososEditar

Talvez a maior assinatura de Coragem seja seu grito. Coragem pode gritar tão alto que ele pode abrir um buraco em um piso de madeira grande o suficiente para engolir uma galeria de seus inimigos anteriores. Em alguns casos, Courage demonstrou ser capaz de sobreviver debaixo d'água e no espaço exterior por períodos prolongados de tempo. Os super gritos de Coragem provaram ser poderosos o suficiente para destruir corpos e estrelas planetários em A Árvore Mágica de Lugar Nenhum.

MetamorfoseEditar

Coragem foi mostrado mudando sua estrutura corporal muitas vezes durante a série. Como mudar para animais, monstros, pessoas e até mudar sua composição física. No entanto, isso parece ser apenas uma forma de expressão.

Qualidades Sobre-HumanasEditar

Coragem demonstrou uma quantidade inumana de resistência à dor física em muitos episódios. Tal como resistir a um ataque do Mega-Coragem em Coragem vs. Mega-Coragem. Coragem é capaz de suportar muitos danos e ainda ficar de pé, aparentemente incapaz de ser morto. Ele também é super forte e rápido, como pular para Paris como um Monstro Canguru no Transplante. E pegando o Deus dos Ossos e usando-o para destruir três Esqueletos de Cachorro depois que eles o agrediram.

RegeneraçãoEditar

Sabe-se que Coragem se cura de ferimentos de proporções colossais—e realisticamente fatais—em pouco tempo. Sua língua voltou a crescer depois que ele a arrancou. E os ferimentos que ele recebe são conhecidos por simplesmente desaparecerem sem explicação.

MaterializaçãoEditar

Demonstrou-se que Coragem já puxou objetos grandes e impossíveis do ar visivelmente fino.

Outras habilidadesEditar

A coragem tem muitas outras habilidades, como cozinhar, consertar coisas, habilidades de sobrevivência, habilidades de rastreamento, etc.

Curiosidades Editar

  • Apesar do nome da série ser "Coragem, o Cão Covarde", ele é o personagem mais corajoso de toda a série.
  • Coragem falava na língua dos humanos com bastante frequência durante a 1° temporada. A partir da 2° temporada, Coragem parou de falar com muita frequência e passou a se limitar mais em gritos e expressões com a voz.
  • Aparentemente a comida predileta de Coragem são bolinhos.
  • Coragem e Muriel são os únicos personagens que aparecem em todos os episódios da série.
  • Coragem é o único personagem—além de Katz e Le Quack—que sempre fala diretamente com o público.
  • Dependendo da situação em que se encontra e para explicar uma situação para alguém, Coragem pode assumir diferentes formas, desde simples objetos até verdadeiros veículos. Porém esse efeito é apenas para ilustrar uma situação e não permanente.
  • Os pais de Coragem possuem as mesmas características físicas de Coragem, como mostrado no episódio Lembranças do Passado de Coragem.
  • No curta metragem Smart Talk with Raisin produzido por John R. Dilworth para a MTV em 1993 bem antes do episódio piloto da série Coragem, o Cão Covarde, é possível ver o conceito bem inicial do Coragem que é mostrado como o cachorro mágico. O focinho, o formato da cabeça, os bigodes, as 3 pintas perto dos bigodes, a boca, as orelhas e o corpo em si se pareciam bastante com o conceito e o desenho final do Coragem.